16 de dez. de 2009

PT Catarinense publica nota sobre caso Pava/Arrows


O Partido dos Trabalhadores vem a público expressar sua posição sobre a gravidade das denúncias que pesam sobre o vice-governador de Santa Catarina, Leonel Pavan (PSDB). O partido entende que tal situação, além de exigir uma apuração rigorosa e transparente, necessita o esclarecimento por parte do próprio Pavan, denunciado, e do secretário da Fazenda do Estado, Antônio Gavazzoni (DEM), responsável pelo órgão onde os fatos podem ter ocorrido.

Conforme afirmou o próprio Procurador Geral de Justiça, Gercio Gomes Neto, em entrevista coletiva na tarde de terça-feira (15), a prova judiciária é contundente para o Ministério Público Catarinense oferecer denúncia contra Pavan. Já o delegado Luiz Carlos Korff, na Procuradoria Geral de Justiça destacou que os telefonemas, imagens e depoimentos demonstram que o pagamento da propina, no valor de R$ 100 mil, realmente se confirmou.

Além disso, outra prova contundente do crime, é o sumiço do processo em que a Arrows Petróleo do Brasil pretendia recuperar a inscrição estadual cancelada. O documento tramitava na Secretaria da Fazenda, a mesma comandada por Gavazzoni, o coloca o secretário sob suspeita. Destacamos que a propina, apontada na denúncia, era justamente para arquivar ou dar sumiço ao processo. Coincidentemente, ou não, foi o que ocorreu.

Diante disso, o Partido dos Trabalhadores, tem construído juntamente e apoiado todas as iniciativas da Bancada do PT na Assembleia Legislativa, que buscam esclarecer à população as denúncias de corrupção apontadas. Exemplos são os requerimentos protocolados na Alesc. O primeiro convoca Gavazzoni a esclarecimentos na Comissão de Economia da Casa. Já o segundo, pede o comparecimento de Pavan junto à Comissão de Justiça da Alesc, também com o intuito de transparecer o caso que tem se tornado notícia recorrente nos veículos de comunicação do estado.

Por tudo isso, diante da gravidade das denúncias, o PT Catarinense entende ser extremamente inviável Pavan assumir o Governo do Estado no início de janeiro de 2010, como vem sido anunciado, inclusive, pelo governador Luis Henrique da Silveira (PMDB). O Partindo entende que os acordos eleitorais entre as siglas dentro do atual governo não podem sobrepor os interesses da população de Santa Catarina. Isso vai em desencontro com a democracia e a lisura no Poder Público, que tem sido manchado por denúncias preocupantes como as que pesam sob Pavan.

Florianópolis, 15 de dezembro de 2009
Executiva Estadual
Partido dos Trabalhadores

Compartilhe esta informação!

Dilma: responsabilidade de contribuir financeiramente é dos países desenvolvidos


São os países desenvolvidos, e não o Brasil, que devem colocar primeiro o cheque na mesa para financiar ações de combate às mudanças climáticas, até porque vêm sendo cobrados há tempos, afirmou a ministra Dilma Roussef (Casa Civil) ao final da terça-feira (15/12) em Copenhague (Dinamarca). Acompanhe:



Compartilhe esta informação!

15 de dez. de 2009

Uma conferência sob o signo da liberdade de imprensa





A ausência de “alguns atores da área de comunicação” na 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) foi lamentada pelo presidente Lula em discurso que marcou a abertura do evento que, até a próxima quinta-feira (17/12), pretende discutir o segmento nacional da mídia. Para o presidente, eles “perderam uma ótima oportunidade para conversar, defender suas ideias, lançar pontes e derrubar muros. Eu, que sou um homem de conversa e de diálogo, volto a dizer, lamento. Mas cada um é dono de suas decisões e sabe onde lhe aperta o calo”, enfatizou.

Fonte: Blog do Planalto

Compartilhe esta informação!

14 de dez. de 2009

Veja o programa nacional do PT!


Foi ao ar na última quinta-feira (10) o programa nacional do Partido dos Trabalhadores em emissoras de rádio e TV. A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, ao lado do presidente Lula, destacou os programas sociais e econômicos que vem mudando o Brasil nestes sete anos de gestão petista. PAC, Minha Casa, Minha Vida, Bolsa Família e educação são alguns temas abordados.



Compartilhe este informação!

Em clima festivo, PT define data do Congresso de 2010


Em clima festivo, o PT Catarinense realizou na sexta-feira (11) um encontro com o Diretório Estadual da sigla em São José. A atividade definiu a data do Congresso do PT, que ocorrerá na primeira quinzena de março e oficializará os candidatos à majoritária e também à proporcional para as eleições 2010.

Ficou definido também que no Congresso de 2010 a atual presidente do PT Estadual, Luci Choinacki, transmite o cargo ao presidente eleito, José Fritsch.

Estiveram presentes mais de 200 pessoas, entre prefeitos, vices-prefeitos, vereadores e filiados do PT. Foi apresentado o esboço do Plano de Governo petista para 2010, na presença da senadora Ideli Salvatti, pré-candidata ao Governo do Estado. Ela esteve acompanhada do pré-candidato do PT ao senado, deputado federal Cláudio Vignatti.

Compartilhe esta informação!

13 de dez. de 2009

Real é a moeda mais valorizada na América Latina durante governo Lula


A valorização do real frente ao dólar dobrou desde o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo levantamento da consultoria Economática, divulgada na manhã desta quinta-feira. Após avançar 100,64% durante o período de sete anos, a moeda brasileira se valorizou em 32,7% apenas neste ano.

O fortalecimento do real está entre os maiores da região e supera o peso chileno (43,33%), o peso colombiano (42,57%) e sol peruano (25,71%) no mesmo período. A valorização da moeda brasileira supera a variação do euro, que chega a 40,59% desde 31 de dezembro de 2002.

Argentina, México e Venezuela tiveram suas moedas desvalorizadas frente ao dólar durante o período. Em seu levantamento, a Economática considera o valor da Ptax, a taxa de câmbio média calculada pelo Banco Central.

Correio do Brasil - 11/12/2009

Compartilhe esta informação!

12 de dez. de 2009

Lula é eleito personagem do ano pelo 'El País' e ganha artigo assinado por Zapatero


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito personagem do ano pelo jornal espanhol "El País", que publicou e domingo (13) a lista das 100 personalidades íbero-americanas que mais se destacaram em 2009. Em artigo publicado no site do periódico, o primeiro-ministro da Espanha, José Luis Zapatero, destaca sua "profunda admiração" por Lula, a quem se refere como "tenaz e honrado".

Com o título "O homem que fascina o mundo", o texto lembra a origem humilde do presidente, "o sétimo de oito filhos de um casal de agricultores analfabetos, que passaram fome e viveram na miséria em uma das áreas mais pobres do Estado brasileiro". E destaca o passado sindical de Lula, com sua luta pelos direitos dos trabalhadores.

"O mundo tem se dado conta que o Brasil é muito mais que carnaval, futebol e praias. É um dos países emergentes que conta com uma democracia consolidada e está chamado a desempenhar nas décadas seguintes uma liderança política e econômica crescente no mundo, assim como já vem fazendo na América Latina com acerto", diz o artigo.

Zapatero também afirma que, durante a gestão de Lula, o Brasil tem ganhado a confiança dos mercados financeiros internacionais, que valorizam sua "capacidade de atrair investimentos diretos e o rigor com que gere as contas públicas".

O Globo - 11/12/2009

Compartilhe esta informação!

3 de dez. de 2009

Assista a propaganda partidária do PT Nacional!


Estão sendo exibidas desde terça-feira (01) as inserções de rádio e TV do PT Nacional. Serão exibidos em quatro dias: 1, 3, 5 e 8 de dezembro. No dia 10 vai ao ar o programa nacional de 10 minutos.
Assista abaixo:





Compartilhe esta informação!

Não foi como o noticiado

O destaque de uma frase do presidente Lula para dar títulos a notícias em portais e sites da internet está levando analistas e leitores a interpretações equivocadas.

Para tirar dúvidas quanto às respostas dadas pelo presidente às perguntas da imprensa sobre a operação Caixa de Pandora da Polícia Federal, que investiga denúncias de corrupção no Governo do Distrito Federal, com suposto envolvimento do governador José Roberto Arruda, reproduzimos o trecho integral da entrevista -- em vídeo e texto:



Jornalista: Presidente, como é que o senhor está acompanhando o escândalo envolvendo o governador Arruda, no Distrito Federal?
Presidente: Eu não estou acompanhando porque está na esfera da Polícia Federal. Se está na esfera da Polícia Federal, o Presidente da República não dá palpite. Espera a apuração, para depois falar alguma coisa. Vamos aguardar…

Jornalista: As imagens não falam por si ali, Presidente?
Presidente: Não, mas vamos aguardar. Imagem não fala por si. O que fala por si é todo o processo de apuração, todo o processo de investigação. Quando tiver toda a apuração, toda a investigação terminada, a Polícia Federal vai ter que apresentar um resultado final, um processo, aí anuncia. Aí você pode fazer juízo de valor. Mesmo assim, quem vai fazer juízo de valor final é a Justiça. O Presidente da República não pode ficar dando palpite, se é bom, se é ruim. Vamos aguardar a apuração.

Jornalista: Existem suspeitas, por exemplo, de que esse escândalo tenha vinculações também com questões de financiamento eleitoral. O Brasil já discutiu essa questão da reforma do financiamento eleitoral, mas não avançou. Como é que se resolve esse problema recorrente?
Presidente: Olha, eu tenho duas propostas, já, que eu mandei para o Congresso Nacional. Eu já mandei duas mini reformas políticas para o Congresso Nacional. Agora, não é o Poder Executivo que vota, no Congresso Nacional. Nós já mandamos… No ano passado mandamos uma. Mandamos uma, agora, com sete pontos importantes para serem votados, um deles é o financiamento público. Eu espero que o Congresso Nacional tenha maturidade para compreender que grande parte dos problemas que acontecem com dinheiro é a questão da estruturação partidária no Brasil. Então, vamos mudar urgentemente e fazer uma reforma política. Eu acho que a reforma política é condição fundamental para que a gente tente evitar que problemas como esse continuem ocorrendo no Brasil.

(FONTE:http://blog.planalto.gov.br)

Compartilhe esta informação!

2 de dez. de 2009

Governo Lula libera FGTS aos trabalhadores de Guaraciaba

As famílias do município de Guaraciaba poderão sacar recursos do FGTS. A cidade decretou situação de calamidade pública após ser atingido pelo tornado e fortes chuvas no mês de setembro. A informação é do deputado federal, Cláudio Vignatti que em parceria com a senadora Ideli Salvatti, ambos do PT, sensibilizaram o presidente Lula sobre a importância dessa medida para a reabilitação das famílias. Ao todo, serão beneficiados diretamente 2 mil trabalhadores, que poderão sacar até R$ 4.650.00 .

Vignatti destaca que já liberados R$ 1 milhão do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA para a aquisição de uma patrulha mecanizada, 2 caminhões e 1 veículo pequeno. Além de mais R$ 6 milhões repassados à Defesa Civil do Estado, onde foi pago R$ 4 milhões para compra de materiais de construção para casas, escolas e galpões, no ato da catástrofe.

Assessoria Parlamentar

Compartilhe esta informação!