O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou na quarta-feira (24) as obras do porto cubano de Mariel, uma remodelação financiada pelo Brasil para ilustrar sua aliança estratégica com a ilha. Na última visita oficial a Cuba antes de finalizar seu mandato, Lula se reuniu com o líder Fidel Castro, seu amigo, substituído há dois anos na Presidência pelo irmão Raúl após uma enfermidade.
O presidente brasileiro e Raúl Castro começaram a jornada inaugurando as obras de Mariel, um porto situado 50 quilômetros a oeste de Havana, que o Brasil quer converter num moderno terminal de contêineres, disse um integrante da delegação.
O governo brasileiro financiará com cerca de 450 milhões de dólares a modernização das estradas, vias ferroviárias e depósitos de Mariel, famoso porque de suas plataformas partiu em 1980 um êxodo para os Estados Unidos.
Além do intercâmbio comercial de 330 milhões de dólares em 2009, Lula aprovou créditos comerciais que encherão as lojas com produtos brasileiros, apesar da crise de liquidez na ilha, e financiou projetos de infraestrutura, como o de Mariel.
Fonte: PT Nacional
Compartilhe esta informação!
Parece até que não temos problemas com saneamento, saúde e educação suficientes para que o 'Presidente' financie obras em Cuba. Lula, olha pro teu povo, de onde tu vieste!
ResponderExcluir